O que mais sinto saudades - Portugal

 

      É meio surreal lembrar disso, mas dia 3 de setembro fará um ano que sai do Brasil rumo à Portugal. Para quem não sabe, fiquei quase seis meses por lá. Tudo muito lindo, divertido, mas a realidade bateu na minha porta e em fevereiro tive que voltar. Sim, já fazem meses e mesmo assim às vezes me pego relembrando de tudo que vivi por lá (já falei que sou nostálgica?!) e dá muita saudade. Sabe quando tu sente tanta falta de algo que aperta o peito? É isso que sinto quando lembro de Portugal, e mais ainda quando lembro de Porto (melhor lugar de sempre!). Resolvi fazer uma lista do que mais sinto falta.

#1 - Sotaque português:

Me desculpe se você não concorda, mas eu acho o sotaque português muito charmoso. Quando eu cheguei lá não entendia nada do que eles falavam, principalmente as mulheres. Quando elas estão falando entre si fica impossível perceber tudo. Mas com o tempo acostumei e até sinto falta. Fiquei pouco tempo lá, então não, não peguei sotaque algum. Acho que nem com um ano dá pra pegar sotaque, é muito diferente. Mas peguei mania de falar algumas coisas como "pois", "métro" (no lugar de metrô). Tenho que ficar me policiando para falar "certo", se não ficam enchendo meu saco. "Ah, só porque foi pra Portugal fica falando pois, pois, pois". Mas gente, experimenta ficar perto de gente que fala isso direto, não tem como não pegar essa mania.

#2 - Comida:

Tem muita comida portuguesa que eu detestei, mas muitas eu amei. Na cidade que eu morei tem um prato conhecidíssimo chamado "francesinha". É como se fosse um sanduíche, com carne, queijo, presunto (que lá se chama fiambre), ovo, e um monte de outras coisas. Eu achei bom, e até me dá vontade de comer de novo, mas é aquele tipo de prato que você termina querendo morrer de tão cheia que tá. Saudades dos bolinhos de bacalhau! Nossa, muito bom! Outra coisa que é muito comum lá é caldo verde, mas esquece, horrível! Tenho traumas só de pensar. Mas enfim, se tem uma coisa que eu fiz muito em Portugal foi comer. Sério, eu voltei uma bola. Mas imagina tu morar em um lugar que a barra de chocolate custa 50 cêntimos?  Então, não adianta. Intercâmbio engorda, sim! Engordei uns 5/6 kgs durante o tempo que fiquei por lá. O bom é que no final estava frio, então vestia mil roupas e dava pra enganar um pouco.

#3 - Transporte:

O que é o metro e os autocarros (ônibus) de Portugal? Como eu queria que os transportes públicos daqui do Brasil funcionassem como lá. Sei que o Brasil é imensamente maior que Portugal, mas não custa sonhar. Aqui cada vez que vou pegar um transporte público é um estresse, lá era uma maravilha. Fora que você paga um valor mensal e pode usar quantas vezes quiser. Eu morava muito (muito!) distante da baixa (centro) e da faculdade, e pagava 35 euros/mensal.

#4 - Segurança:

Não é como se em Portugal não houvessem assaltos, nem nada do tipo, mas não consigo sentir 1% da segurança que eu sentia lá. Quando que eu saio aqui meia-noite andando pelas ruas tranquilamente? Quando que eu posso sair fotografando qualquer lugar em Fortaleza sem morrer de medo de me assaltarem? Amo o Brasil, amo o Ceará, mas juro que iria amar ainda mais se aqui fosse mais seguro.

#5 - A Ribeira:

Me parte o coração lembrar dos dias de inverno que passei enfurnada dentro de casa, quando eu tinha um lugar tão maravilhoso quanto a Ribeira me esperando. Com certeza é o meu lugar preferido no mundo, é o lugar que meus olhos se enchem de lágrima quando lembro. Se eu tivesse que escolher um lugar para estar agora, esse seria a minha segunda opção (a primeira é segredo!).

Portugal, apesar de tudo, foi uma das maiores e melhores descobertas da minha vida. Sou apaixonada por esse país, e todo mundo que me conhece já sabe. Dos lugares que visitei (não que tenham sido muitos), Porto é a cidade que recomendo de olhos fechados. É onde deixei uma parte de mim, e por favor (que Deus e a cotação do euro ajudem), pretendo voltar em breve!


1 comentários:

  1. Adorei tudo o que escreveu, realmente o Porto é uma cidade mágica é quase impossível não gostar ! (eu sou do Porto por isso sei bem do que falo :))
    Normalmente os portugueses vivem dizendo sempre mal do país, mas pondo em perspetiva e comparando com outros lugares não está assim tão mal :)
    Espero que volte um dia para nos visitar :)
    Beijinhos**

    Design For Style Blog // Facebook Page

    ResponderExcluir