Faculdade: amor x dinheiro - Publicidade e Propaganda

Foto tirada durante a cadeira de Fotografia II
      Para quem não sabe, agora em julho de 2015 me formei em Publicidade e Propaganda. Tudo muito lindo, mas e aí, será que vale a pena? Me arrependi? E o mercado de trabalho? Vou ser pobre? Essas são algumas dúvidas que eu percebo que as pessoas têm quanto ao curso. Principalmente a do "vou ser pobre", já que desde sempre ficam na nossa cabeça falando que temos que fazer "o que dá dinheiro".
        Como a Youtuber Jout Jout fala "tá todo mundo mal". Não tá difícil apenas pra quem se formou em comunicação. Tá difícil para quem é brasileiro, meu amor, e isso também inclui aquele seu primo que faz engenharia, ou a filha da amiga da sua mãe que vai fazer medicina. O país está em crise, e tá foda arrumar emprego. Sim, sou uma formada desempregada, desesperada e... pobre. Mas acredito mesmo que seja uma fase e que, por favor, logo vá passar. Então, a minha dica é: faça o que você quer fazer, o que desperte seu interesse. Pode parecer clichê, mas fazer algo chato só pensando no dinheiro que vai ganhar futuramente não é legal. Cara, imagina tu passar a tua vida inteira fazendo algo que não gosta? De que vai adiantar? Se tu fizer algo que ama, que te deixa feliz, é meio óbvio que vai te render bons frutos. Claro que nem tudo será de "mão beijada". Você vai ter que se especializar, procurar sempre melhorar e aprender coisas novas. Eu, por exemplo, já estou pensando em começar uma pós-graduação esse semestre.
        Comecei o curso em 2011.1, e meu Deus, eu odiei Publicidade no primeiro semestre. Na minha faculdade, o primeiro semestre é junto com Jornalismo, então quase todas as matérias são teóricas. Quis morrer. Ficava pensando "meu Deus, preciso trocar de curso", mas pensei melhor e resolvi esperar mais um pouco.
       No segundo semestre fiz uma cadeira de fotografia I, pronto, comecei aí a me interessar mais tanto por fotografia, quanto por publicidade. Eu amava ir para as aulas de fotografia, achava tudo incrível. Tinha psicologia também, e eram aulas que eu fazia questão de ir. A partir do terceiro semestre, fui tendo muitas aulas práticas, e pronto, podia falar que estava no curso certo. Percebi que a parte teórica da comunicação não é muito "a minha praia", mas a parte de planejamento, mídias, marketing, sim, era onde eu me via trabalhando futuramente.
       Vejo muitas pessoas gostando da ideia de fazer publicidade, mas falando "sou tímida demais", "não sou muito criativa", mas cara, se é uma coisa que tu quer mesmo, se tu gosta disso, corre atrás. Quando eu comecei a faculdade era muito tímida. Eu ficava me tremendo inteira só de pensar em apresentar na frente de todo mundo, tinha vontade de chorar ou sair correndo. Hoje em dia eu melhorei MUITO. Ainda fico nervosa, mas nada que eu não consiga superar. E quanto a criatividade, se eu ver meus trabalhos do começo do curso, e os do final, é perceptível a mudança. Você pode desenvolver sua criatividade SIM!
        Ao longo dos dias, vou fazendo posts mais específicos sobre o curso, sobre as possíveis áreas que podemos seguir (que são várias!), o que estudamos durante os anos de Publicidade, entre outras. Então, se você tiver uma dúvida específica pode entrar em contato pelo e-mail: sorrisosemcrise@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário